Para que você possa comprar e vender ações na bolsa de valores B3, é necessário que você tenha uma conta aberta em alguma das várias corretoras de investimentos credenciadas junto à CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
As corretoras possibilitam que você tenha acesso ao mercado de capitais, atuando como intermediárias nas negociações de compra e venda de ativos.
Por isso, tanto as corretoras, quanto a B3, cobram uma série taxas para realizar a intermediação, negociação e custódia desses ativos.
Na bolsa de valores são negociados inúmeros valores mobiliários, que vão desde ações, cotas de fundos, títulos de renda fixa, até contratos futuros de juros, moedas e commodities agrícolas.
Aqui no Sócio de Valor, nosso objetivo é sempre investir em ativos de valor, visando o longo prazo para construção de patrimônio. Portanto, o foco desse artigo serão as taxas cobradas envolvendo títulos públicos adquiridos por meio do Tesouro Direto, e as ações e fundos imobiliários negociados em bolsa.
Além disso, serão consideradas apenas as operações normais, onde a compra e a venda de um ativo ocorrem em dias diferentes.
Desse modo, as operações especulativas de curto prazo (daytrade) envolvendo esses ativos, não serão abordados nesse conteúdo.
Vamos conferir então, quanto custa investir através das principais corretoras brasileiras e o que você deve levar em consideração no momento de escolher a sua corretora.
Corretoras de investimentos: custos para você investir
A primeira é a taxa de corretagem que remunera a corretora pelos serviços prestados e é cobrada sobre cada operação de compra ou venda de ativos.
Essa cobrança pode se dar através de um valor fixo ou um percentual sobre o total negociado.
A segunda taxa cobrada pela corretora é a taxa de custódia, descontada mensalmente em razão da guarda das ações do investidor na CBLC. Atualmente, a maioria das corretoras zeraram a sua cobrança junto aos clientes pessoa física que possuem aplicações inferiores a R$ 300 mil.
Inclusive muitas delas deixaram de cobrar até mesmo a taxa de corretagem.
No caso dos Títulos Públicos, todas as corretoras listadas também eliminaram a cobrança da taxa de custódia.
Vejamos agora as corretoras de investimentos com as menores taxas para você operar. Os valores apresentados são apenas para as operações realizadas pelo próprio investidor através do home broker.
Em dispositivos móveis, a tabela de corretoras é melhor visualizada na posição horizontal.
Corretoras de Investimentos
Como você pôde ver, várias corretoras zeraram suas taxas, o que facilitou bastante o acesso principalmente aos ativos de renda variável.
No entanto, você ainda terá que arcar com os custos cobrados pela B3, tanto nas operações de ações e fundos imobiliários, quanto nas de títulos públicos no Tesouro Direto. Dessas cobranças não há como escapar.
Veja abaixo os percentuais cobrados do investidor sobre o valor negociado:
Ativos | Negociação | Liquidação | Total |
Ações / Fundos Imobiliários | 0,0050% | 0,0250% | 0,0300% |
Já sobre o total de Títulos Públicos (Tesouro Selic, Tesouro IPCA e/ou Pré-Fixados) a B3 cobra 0,25% a título de taxa de custódia. Essa cobrança ocorre no primeiro dia útil dos meses de janeiro e julho.
Lembrando que investimentos no Tesouro Selic, até o valor de R$ 10 mil ficam isentos dessa cobrança.
Como escolher sua corretora de investimentos?
Para facilitar a sua escolha, listei alguns pontos que você deve ficar atento no momento de escolher a sua corretora:
- Confirme se a corretora está cadastrada na CVM;
- Cheque a reputação da instituição no mercado;
- Verifique todos os custos;
- Teste o atendimento ao cliente (telefone, e-mail e chat); e
- Veja se a plataforma é amigável e fácil de usar.
Você pode abrir conta em mais de uma corretora para fazer suas comparações, uma vez que você não pagará nada por isso.
Assim você pode conhecer o que cada corretora oferece e aproveitar o melhor de cada uma.
Atualmente o processo de abertura de conta nas corretoras de investimentos é bastante simples. Tudo é feito pela internet. Basta você acessar o site da corretora escolhida e seguir alguns passos:
- preencher dados pessoais e informações sobre renda e patrimônio;
- informar uma conta corrente em seu nome;
- anexar RG e comprovante de residência;
- responder algumas perguntas para definir seu perfil de investidor; e
- definir uma senha e uma assinatura eletrônica para validar suas transações no home broker (ambiente virtual da sua corretora onde você mesmo realiza as suas operações sem a necessidade de um operador).
Dependendo da corretora, a aprovação do seu cadastro pode ser efetivada em poucas horas ou alguns dias. Eu já abri conta em algumas corretoras e em todas a aprovação se deu em menos de 24 horas.
Com a conta aberta, basta você fazer a transferência de recursos do seu banco para a corretora e iniciar seus investimentos.
O horário de funcionamento da B3 para compra e venda de ativos é das 10 às 17 horas.
E você, já abriu sua conta numa corretora para iniciar seus investimentos?
Se você achou útil essas informações, compartilhe com seus amigos!
Você pode compartilhá-lo no Facebook, Twitter, Linkedin ou até mesmo copiar a URL desse artigo e enviar para quem precisa dele.
Obrigado e até a próxima!
* Parte deste texto foi publicado originalmente no artigo Como investir em ações: o guia completo para você iniciar seus investimentos.